Quer aumentar seu Tempo de Contribuição no INSS? Saiba como

Essas dicas vão te ajudar muito à aumentar o tempo de contribuição e aumentar as chances da sua aposentadoria sair mais rápido. Vale lembrar que, no requerimento de aposentadoria é preciso observar se realmente possui todos os requisitos para requerer o direito. Pois do contrário, você pode perder tempo e dinheiro. É imprescindível o auxílio de um advogado nesse momento.

Neste post iremos abordar sobre a possibilidade do aumento do tempo de contribuição do segurado para assim garantir a sua tão sonhada aposentadoria, com dicas simples e gratuitas.

Fique atento as dicas a seguir:

Período trabalhado como servidor público no Regime Próprio e Previdência Social

Se você exerceu atividade como servidor público nas esferas federal, estadual ou municipal saiba que pode utilizar esse período para contabilizar como tempo de contribuição no INSS, mas para isso, deverá apresentar o “CTC” – Certidão de Tempo de Contribuição, um documento emitido pela unidade gestora ou setor competente do ente federativo.

Aproveitar Tempo de Serviço Militar

O segurado que fez alistamento militar obrigatório pode contabilizar esse período como tempo de contribuição, basta apresentar a certidão de alistamento militar. Então, essa certidão pode está guardadinha em algum lugar por aí, não despreze essa dica.

ESSA DICA É VALIOSA, SE LIGA!

Conversão de Tempo Especial trabalhado com INSALUBRIDADE e PERICULOSIDADE em tempo comum

É possível acrescentar um tempinho na sua contribuição. Mas, como faço isso? “A lei previdenciária garante ao trabalhador que exerce atividade laborativa em ambientes insalubres o direito de se aposentar mais cedo. Porém, nem sempre esse mesmo profissional fica 25 anos trabalhando no mesmo local”.

É importante frisar que, mesmo o segurado não laborando por muito tempo na mesma função, é possível que este tempo nessa atividade seja contabilizado. Ficando da seguinte forma: será multiplicada por 1,40 se homem ou 1,20 se mulher o que aumentará o tempo de contribuição.

Vamos ao seguinte exemplo:

Se um homem trabalhou por 10 anos em atividade insalubre o seu tempo de contribuição total será de 14 anos. Porém, essa conversão de tempo especial em comum só é válido para as aposentadorias por tempo de contribuição e para os requerimentos até a entrada da Reforma da Previdência em 13/11/2019.

Nessa modalidade é preciso ter todos os PPPs (Perfil Profissiográfico Previdenciário), esse documento é uma prova da atividade especial. A empresa é obrigada a fornecer o PPP assim que você sai da empresa ou quando você solicita para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Caso você não tenha o PPP em mãos, baixa o ebook gratuito Clique aqui. Lá têm informações importantíssima de como conseguir o seu PPP.

Reconhecer Tempo de Serviço Rural

Se você trabalhou no meio rural, até 1º de novembro de 1991, pode contabilizar esse período sem precisar comprovar contribuição previdenciária.

O segurado precisa apresentar documentos contemporâneos, ou seja, documentos que comprovem a atividade rural com datas de início e fim como certidão do INCRA, notas fiscais, declaração de sindicato rural, comprovante de pagamento de ITR, além de testemunhas que comprovem o exercício da atividade rural.

Nesse link Clique aqui você terá acesso a todos os documentos necessário para comprovar a atividade rural.

Averbar tempo de Aluno Aprendiz

Essa dica também é boa!

Se você trabalhou como jovem aprendiz saiba que esse período será computado como tempo de contribuição, desde que comprove por meio certidão expedida pela escola constando que recebeu as remunerações e o trabalho desempenhado. Ah! É possível também atividade de aprendizado em escolas industriais ou técnica, inclusive as mantidas pelo SESI e SENAI

Período trabalhado como Contribuinte Individual ou Facultativo, que deixa de recolher suas contribuições

O Contribuinte Individual que ficou sem contribuir para o INSS pode pagar os 5 anos pra trás sem precisar comprovar trabalho. Todavia, se tem mais de 5 anos sem contribuir, deve comprovar que trabalhou, veja como fazer isso, por:

– Declaração de IR

– Recibo de pagamento de ISS

– Inscrição em órgão de classe

– Doc. titularidade de Firma Individual

– Contrato Social

Agora que você já sabe como aumentar o tempo de contribuição, compartilhe como mais pessoas que não sabem dessas dicas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email