Um dos benefícios mais pedidos no INSS, entenda como funciona e como solicitar.
O post de hoje é sobre um dos benefício mais requisitados no INSS. Mesmo sendo um dos mais requisitados é também muito complexo, portanto, fique atento as essas dicas e não esqueça na hora de requerer o seu.
Como converter o meu Auxílio-Doença em Aposentadoria por Invalidez?
Ah! Antes de adentrar, preciso informar que com a Reforma da Previdência a denominação do benefício de aposentadoria por invalidez mudou, passou a ser chamado de Aposentadoria por Incapacidade Permanente. Portanto, no decorrer do post, quando falar em aposentadoria por invalidez, entenda ser “Aposentadoria por Incapacidade Permanente”. E continuando!
O auxílio-doença é devido ao segurado que esteja comprovadamente incapacitado para exercer a sua atividade habitual de trabalho por um período superior à 15 dias e essa incapacidade deve ser total e temporária.
Mas calma! Tenho que esclarecer algumas coisas bem importante, antes de você fazer esse pedido.
A conversão não é automática. Nem pense nisso, que não vai acontecer. O auxílio-doença tem alta programada, o INSS agora dá prazo para receber o benefício, ou seja, tem tempo determinado.
Então, terminou o prazo, tem que voltar ao trabalho. Nessa situação, o segurado fica submetido a sucessivas perícias da mesma doença, levando o mesmo a achar que converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez é a melhor opção. Para receber a Aposentadoria por invalidez o segurado deve comprovar que incapacidade temporária tornou-se permanente e não há possibilidade nenhuma do segurado retornar ao mercado de trabalho. A avaliação da perícia médica pode variar de acordo com o ponto de vista do médico que vai realizar o exame. Desta forma, se não houver possibilidade de uma reabilitação para outra função e configurada a incapacidade permanente para trabalhar, será concedido o benefício.
Vale destacar que os peritos do INSS são bastante rígidos, tornando-se cada vez mais difícil a concessão do pedido de aposentadoria por invalidez.
Porém, é possível requerer à justiça o benefício. Mas ao tentar converter em aposentadoria por invalidez na esfera judicial, pode ser considerado apto ao trabalho, receber alta e perder até mesmo o auxílio doença. E uma vez que o benefício por incapacidade é cessado judicialmente, se torna muito difícil a reversão da decisão judicial.
Então, fica a dica! Só peça a aposentadoria se realmente houver um agravamento da doença.
Agora deu pra entender que para pedir esse benefício é preciso uma análise profissional. Então, seja cauteloso, procure um advogado de sua confiança, se certifique que realmente é o momento de requerer esse benefício.
Até mais!😉