Como receber o Auxílio-Doença sem perícia.

Certamente, você deve ter percebido que a pandemia gerou o caos nos serviço do INSS, e para demonstrar veja o seguinte cenário:

  • Agências do INSS fechadas desde 19 de março;
  • Ausência de respostas concretas sobre como as perícias indiretas serão realizada;
  • Como atestados médicos serão anexados em um sistema que ainda não funciona;
  • Quando será feita a regulamentação dessas medidas

Contudo, algumas coisa melhoraram e outras nem tanto. Mas uma coisa é certa, nada será como antes. Então vamos de notícias boas.

As agencias continuam fechadas e vai se manter assim até o dia 22/05. O que mudou e melhorou é que já podemos anexar o atestado médico no site do INSS ou no aplicativo para celular! Ebaaaa!

Com a divulgação de que já estava disponível o envio do atestado médico, pipocaram muitas dúvidas, que vou aqui saná-las.

Dúvidas sobre como solicitar o auxílio-doença no INSS, com o fechamento das agencia.

Fica atento!

  • a antecipação de 1 salário minímo está condicionada a apresentação de atestado médico válido, sem rasuras, contendo assinatura do médico, a CID e o prazo estimado de repouso necessário.
  • o adiantamento do benefício é feito exclusivamente online, nos canais que citei acima!
  • para fazer esta solicitação o seu laudo médico já deve estar digitalizado. Caso não possua nenhum, sugiro que vá até a busca por aplicativos do seu celular e digite “Scanner App” e aparecerão diversos aplicativos para baixar.
  • essa medida é excepcional e se aplica apenas nessa situação de pandemia. Quando a situação normalizar o procedimento padrão voltará ao normal.

E por fim, é prudente sempre buscar documentos atualizados para não abrir mão dos seus direitos.Caso tenha o seu direito negado, busque orientação de um Advogado Previdenciário.

Ainda está com dúvidas? Está passando por uma situação parecida? Pergunte nos comentários.

Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email